sexta-feira, 21 de maio de 2010

Para mudar é essencial acreditar que a mudança é possível.

Admito que já elogiei muito a mãe do Sarney e de uma pancada de políticos corruptos, acho de extrema inteligência e desabafo poético a música do Titãs Vossa Excelência, não gosto da politicagem e por isso se estivesse no lugar desses políticos eu não à cometeria, pois isso é a mesma coisa que mentir para si mesmo e não existi pior mentira do que essa. Apesar de a mídia dar mais destaque aos corruptos não podemos esquecer que ainda existe alguns poucos políticos que tentam fazer a diferença.

Nas favelas do nosso querido Rio de Janeiro, uma das cidades mais violentas do Brasil, e que todo o dia aparece alguma manchete nos jornais, tanto nacionais como internacionais relatando as barbaridades que lá ocorrem, por muitos é vista como uma cidade que não oferece um ambiente “correto” e adequado para educarmos uma criança, pois a criminalidade está presente no dia a dia das comunidades cariocas, e o meio em que a criança vive influência em como ela será futuramente.



Mas apesar de toda essa violência existem pessoas maravilhosas e solidárias, que eu admiro muito, e que trabalham dentro de comunidades carentes, mostrando outra perspectiva sobre a vida para essas crianças e adolescentes, como por exemplo, MV Bill, rapper conhecido por seu engajamento social com comunidades carentes do Rio de Janeiro, em especial a Cidade de Deus, com a criação da CUFA – Central Única das Favelas, que oferece cursos, oficinas e várias outras atividades que são promovidas nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania, com mão-de-obra própria, o Aforeggae que desenvolve diversos programas e projetos em quatro diferentes comunidades, acredita que a guerra que os mobiliza é contra a pobreza e a violência e as armas por eles utilizadas são os cursos e oficinas oferecidos para a comunidade, também cito a Fundação Gol de Letra que atua no Caju, um dos bairros que apresentam os menores Índices de Desenvolvimento Humano e que metade dos moradores são crianças e adolescentes além desses temos o projeto Luta pela Paz que atende jovens do Complexo da Maré, tentando quebrar as barreiras que os jovens têm por causa do clima de violência entre as comunidades e por fim a academia do ex-lutador Raff Giglio, localizada no morro do Vidigal que possui como principal objetivo tirar crianças e jovens da rua, afastando eles cada vez mais das drogas e da violência através do esporte, sei que existem muitos outros projetos em comunidades que oferecem uma nova visão sobre essa complexidade existente na nossa sociedade.



Em suma, os jovens podem ser influenciados pela violência, entretanto existem possibilidades que os direcionam a outro caminho, é difícil, mas não é impossível, esses projetos são um grande referencial para os jovens e até mesmo para mim, que sou uma futura pedagoga. Eis uma prova de que não é todo mundo que olha para o próprio umbigo.
Para finalizar deixo aqui uma frase do mensageiro da verdade MV Bill, em relação aos seus projetos desenvolvidos na CUFA:


“Aí você vai em algumas periferias e vê moleque pequenininho já com marra de malandro, querendo imitar o grupo que ele gosta. E não é isso que eu quero pregar. Eu quero que o jovem que vá pro meu projeto, não fique com marra de bandido para ser respeitado. Quero que seja respeitado pela tua cabeça, pelo teu conhecimento, então no nosso projeto a gente atende uma porrada de gente que não gosta de hip hop, mas entende a importância de se informar, de evoluir e mudar a sua própria vida.”

Entrevista com o rapper MV Bill sobre sua carreira e trabalho na CUFA (Central Única das Favelas).

2 comentários:

  1. Excelente, Cissa... Muito bem lembrado o trabalho social feito pelos cidadãos e grupos citados. Ademais, seu post nos trouxe à consciência de que todos nós precisamos entender que a violência nem sempre está associada à vida nas favelas ou às dificuldades econômicas...

    Sobre a classe política, acho que quem não se envolve com a mesma faz mais do que os políticos "profissionais"... Há uma música do Beto Guedes que diz: "O medo de amar é o medo de ter de a todo o momento escolher o que é nosso dever: recusar o poder..." O poder corrompe, muitas vezes estraga as motivações. Já quando alguém quer fazer algo, muitas vezes faz, independente da posição que ocupa. É claro que os que estão em cargos públicos reúnem melhores condições de lutar em prol de outros. Mas, infelizmente trata-se de um grupo muito, muito seleto... Abraço, Cissa!

    ResponderExcluir
  2. Bela citação, não conhecia esta música do Beto Guedes...

    Pois é, no nosso país que tem a obrigação de lutar por uma sociedade melhor, não faz nada. Ainda bem que existem outras pessoas, que assim como o MV Bill, lutam por um mundo mais digno.

    Muito obrigada, pelo comentário.

    ResponderExcluir