domingo, 18 de julho de 2010

"Tome conta do Brasil"


A MTV-Brasil no dia 10 de agosto realizara um debate com os candidatos à presidência da República, para isso a emissora criou um site dedicado as eleições e as duvidas mais frequentes chamado, "Tome Conta do Brasil".
Este site é extremamente interessante, a linguagem apresentada é simples, não é cansativa e nem um pouco chata e pesada, apresenta informações extremamente importantes e relevantes a todos nós cidadãos Brasileiros que precisamos votar ao menos nesse ano com consciência, "usando a cabeça".

Reproduzirei abaixo um trecho de um dos textos do Marcos Soares sobre a importância do ensino da História:

"Sempre me perguntam qual é o papel da escola para estimular os jovens a se interessarem mais por política. Não tenho resposta. Acho que o papel da escola em geral é estimular a curiosidade (o que ela faz muito mal). Quando eu era moleque as escolas tinham aulas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil - coisas chatas pra caramba, que mais desestimulavam do que aumentavam o interesse.

Leitor ávido de livros sobre história, porém, acredito que o ensino dessa disciplina tem um potencial interessante pra mostrar como as coisas se desenvolveram e chegaram a ser como são. Mas o ensino ainda deixa a desejar. Em parte por causa do academicismo dos professores. Em 2002, quando o meu mestre Elio Gaspari lançou seus livros sobre a ditadura, foi altamente criticado pelos doutores por fazê-los de forma narrativa. E uma narrativa poderosa, amparada em fatos.

O que se pode fazer pra tornar o ensino de história interessante?"

Com o sugestivo nome de Tome conta do Brasil, acesse e aprecie sem moderação, principalmente a seção Perfil dos Presidenciáveis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário